História

A FioSaúde surgiu com o nome de FioPrev Saúde no dia 5 de agosto de 1991 – com o objetivo de atender à demanda dos servidores da Fiocruz, oferecendo uma alternativa de atendimento médico e hospitalar de qualidade.

No princípio era administrada externamente por uma empresa especializada que cuidava não só do plano dos servidores da Fiocruz, mas também de planos de várias empresas. Os usuários pagavam integralmente pelo custeio da assistência médica, que logo no primeiro ano de existência já somava mais de 1.000 servidores inscritos.

Nos anos seguintes, houve a necessidade de se controlar de perto a qualidade do atendimento prestado. Com isso a administração do FioSaúde foi passada para a responsabilidade do Instituto Oswaldo Cruz de Seguridade Social – FioPrev.

Em 2011 foi colocado em prática o projeto de ter a administração do plano de saúde sem vinculação ao FioPrev, através da criação da Caixa de Assistência Oswaldo Cruz – FioSaúde – a entidade que atualmente administra o plano de saúde.