Comparativo da tabela 2010 com o ano anterior

Objetivo é o equilíbrio entre receitas e despesas neste grupo.

Em abril de 2010, o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva da FioSaúde aprovaram o reajuste na tabela de agregados do plano para 2010, congelada desde o ano de 2009.

Confira abaixo o comparativo entre a tabela antiga e a nova:

A decisão tinha por base a necessidade de equilibrar as receitas e despesas deste grupo de usuários do plano. Este era um projeto iniciado em 2007, que tinha por objetivo trazer equilíbrio no custeio dos agregados até o ano de 2011, tendo como referência normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), que efetua supervisão constante.

Lembramos que os agregados não contam com o subsídio da Fiocruz calculado para servidores que em 2010 já possuíam FioSaúde e permaneceram nos planos básico, superior ou executivo – pois a Fundação é impedida de aportar recursos para auxiliar a contribuição para esses beneficiários da FioSaúde. Isso faz com que os agregados tenham que arcar com o seu custeio integral.

Mesmo com o reajuste nas contribuições dos agregados, a FioSaúde ressaltava – na ocasião dessa implantação – que os valores dessa tabela ainda estavam abaixo dos preços atualmente praticados pelos planos de saúde comerciais, num comparativo com valores relacionados a determinadas faixas etárias, especialmente no caso de pessoas idosas.