Nome Social

Desde o dia 17 de abril de 2018 passou a estar aberto o período de cadastramento de NOME SOCIAL para beneficiários que desejem incluir essa informação nas carteiras da FioSaúde.

Clique no botão abaixo para solicitar:

Você sabe o que é NOME SOCIAL? Ele é a forma pela qual pessoas transexuais e travestis preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado (nome civil, que alguns chamam de «nome de batismo»).

Em respeito à diversidade de gênero, os beneficiários da FioSaúde, que desejarem, terão seus nomes sociais incluídos no cadastro e na carteira do plano. A medida independe de que haja (ou não) inclusão do nome social no documento de identificação (RG ou CPF). Para estes, na frente da carteira aparecerá a menção a «Nome social», seguida da forma como o beneficiário solicitou. O nome civil constará do verso. Para os que usam só o nome civil, este também constará da frente da carteira, no campo de registro de «Nome».

Com isso, o nome social passará a fazer parte dos sistemas e do cadastro da FioSaúde, abrangendo também os processos do atendimento na Policlínica.

Obs.: Em solicitações de inclusão de nome social recebidas até o dia 10 de maio, será feita alteração na renovação de carteira (referente ao 2º semestre de 2018). Após esse prazo, também é possível fazer a solicitação sem problemas. Neste caso, será emitida nova via de carteira com a inclusão dos dados solicitados.

Importante – No caso de carteiras da Cassi, o nome civil será SUBSTITUÍDO pelo Nome Social (não haverá dois campos de nome no documento, como é o caso da carteira da FioSaúde). Quem for do Rio e viajar para localidade de atendimento pela Cassi, só poderá ser ali atendido por seu Nome Social caso tenha incluído previamente em seu documento de identidade (e tenha apresentado o documento à FioSaúde).

VEJA COMO SOLICITAR O NOME SOCIAL

Nome Afetivo

Acolhimento nos processos de adoção

NOME AFETIVO é o usado por pessoas em processo de adoção (identificação escolhida pelas famílias adotantes) antes que seja concluído o processo de adoção definitiva.

Nesses casos, os beneficiários da FioSaúde que desejarem terão o «Nome Afetivo» incluído no cadastro e carteiras, em paralelo ao nome civil da pessoa – até que este seja alterado na conclusão de adoção. Basta formalizar a solicitação junto ao atendimento da FioSaúde, encaminhando as documentações necessárias.