Servidor da Fiocruz: confira seu contracheque!

No caso dos servidores da Fiocruz, titulares da FioSaúde, a regra inicial é a realização de pagamento das contribuições para a Caixa de Assistência através de DESCONTO NO CONTRACHEQUE – DESDE QUE O SERVIDOR POSSUA MARGEM CONSIGNÁVEL.

O gerenciamento e permissão para a realização do desconto é feito exclusivamente pelo SIAPE.

ACESSE O SIAPE E CONFIRA O DESCONTO DE SEU CONTRACHEQUE !
ESTAS SÃO INFORMAÇÕES SIGILOSAS E SÓ VOCÊ PODE ACESSÁ-LAS!

Fique atento:
QUANDO O DESCONTO NÃO É PERMITIDO por este sistema, a FioSaúde gera um BOLETO correspondente aos valores não-descontados em folha. Por isso, é importante acessar o contracheque disponibilizado pela Fiocruz, a fim de periodicamente verificar se o desconto do pagamento à FioSaúde foi possível de ser INTEGRALMENTE feito.
Quando o desconto não pode ser feito de forma integral, o pagamento do boleto precisa ser feito até o dia 10 de cada mês.

Veja um exemplo de contracheque:

Saiba por que descontos no contracheque muitas vezes não correspondem aos valores integrais da tabela da FioSaúde

Se você contribui para a FioSaúde através de descontos em seu contracheque, deve saber da importância da conferência mensal dos valores que são descontados dos servidores da Fiocruz (titulares).
Mesmo porque, na maioria das vezes o titular vai verificar que os descontos não correspondem aos valores integrais da tabela da FioSaúde.
Você sabe quais são os principais motivos dessa diferença em relação aos valores de tabela? Confira as principais razões para isso acontecer:

  • Per capita do MPOG – os servidores da Fiocruz têm direito a receber mensalmente uma contribuição para o custeio parcial de seu plano de saúde e de seus dependentes – cônjuge, companheiro(a) e filhos (enteados e/ou menores sob guarda) de até certa idade. É o chamado per capita (confira AQUI sua tabela).
  • Cobrança de participação – A participação (ou co-participação) é um tipo de fator moderador e corresponde à contribuição financeira do beneficiário no custo das consultas, exames e procedimentos realizados fora da internação e de emergências. Toda vez que o beneficiário faz um desses exames e procedimentos ou consultas, ele contribui com 20% sobre o custo desses serviços – de acordo com a tabela de preços praticada na localidade onde é atendido (no caso do Total Saúde, os percentuais de co-participação são diferentes – saiba mais). O desconto da participação só ocorre depois de o credenciado fazer a cobrança à FioSaúde. Por isso, muitas vezes acontece de a participação ser cobrada do beneficiário algum tempo após a realização do atendimento.
    —————————————-

    OBS.: Anos em que houve subsídio da Fiocruz – Com a mudança de precificação do plano em 2011 (deixando de realizar cobrança por grupo familiar), foram adotados limitadores de impacto revistos e divulgados anualmente pela patrocinadora, de forma que até 2015 os servidores pudessem absorver a nova precificação.

A Fiocruz divulgou (em 22/12/2014) os ajustes em relação ao subsídio oferecido em 2015 (não mais em vigor). Sabia mais acessando ESTE LINK.
Saiba mais sobre o subsídio no quadro abaixo: