Programa FioSaúde Viver Melhor

Implantado no primeiro semestre de 2014, o programa FioSaúde Viver Melhor é uma iniciativa para disponibilizar mais cuidado aos beneficiários e maior efetividade na assistência a portadores de determinadas patologias, como diabetes, insuficiência cardíaca congestiva, doença pulmonar obstrutiva crônica (como asma e bronquite), doença arterial coronariana, hipertensão arterial e osteoporose.

O objetivo é manter ou melhorar o bem-estar físico e psicossocial de indivíduos que sofrem dessas patologias, por meio de soluções personalizadas de saúde, que buscam mudanças de hábitos de vida e a obtenção do autocontrole da própria condição de saúde pelo paciente.


VIVER MELHOR - FIOSAÚDE AO SEU LADO - 24 HORAS – ATEND. TEL:   0800 772 89 88

Nessa linha de atuação, os beneficiários inscritos (maiores de 65 anos e portadores de doenças crônicas, elegíveis para o programa) têm acesso aos seguintes canais de atendimento:
 

CENTRAL DE ORIENTAÇÃO À SAÚDE
Serviço telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia para os pacientes do Viver Melhor. Os pacientes podem entrar em contato pelo 0800 para tirar dúvidas de saúde e receber atendimento (envio de ambulância) em situações de urgência e emergência.

VIVER MELHOR - FIOSAÚDE CUIDADOS ESPECIAIS

Através da análise do histórico de utilizaçãodos serviços de saúde, são identificados os beneficiários elegíveis ao programa. A exigência principal é ter no histórico de saúde pelo menos uma dasseguintes doenças para as quais o programa é voltado: diabetes, hipertensão arterial, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva e DPOC (asma e bronquite).

Nessa linha de atuação, os beneficiários inscritos são convidados a participar e receber informações sobre sua condição de saúde, sendo estimulados à mudança de hábitos de vida e obtenção de autocontrole sobre a sua doença. Esses beneficiários também podem utilizar a Central de Orientação à Saúde e Orientação Durante Internação e Pós-Alta.
 
VIVER MELHOR - PREVENÇÃO A REFRATURAS

Iniciado em janeiro de 2015, o Programa FioSaúde Viver Melhor Prevenção a Refraturas é voltado aos pacientes que já tiveram fraturas, devido à fragilidade óssea / osteoporose.

Esses beneficiários são convidados a realizar consulta com médico e enfermeiro e receber orientações sobre necessidade de suplementação de cálcio e/ou vitamina D, ajuste em equilíbrio hormonal (em pacientes do sexo feminino), a necessidade de quantidade diária de exposição ao sol e até uso de medicação específica, se for o caso.